quarta-feira, 31 de outubro de 2007

o livro secreto

Fragmentos de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, livro que amo e que será a próxima leitura desta que vos fala:

"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre no meio da tristeza! Só assim de repente, na horinha em que se quer, de propósito - por coragem. Será? Era o que eu às vezes achava. Ao clarear do dia."

"...existe uma receita, a norma de um caminho certo, estreito, de cada pessoa viver - e essa planta cada um tem - mas a gente mesmo, no comum não sabe encontrar; como é que sozinho, por si, alguém ia poder encontrar e saber? Mas esse norteado tem. Tem que ter. Se não a vida de todos fica sendo sempre o confuso dessa doidera que é."

"Na própria precisão com que outras passagens lembradas se oferecem, de entre impressões confusas, talvez se agite a maligna astúcia da porção escura de nós mesmos, que tenta incompreensivelmente enganar-nos, ou, pelo menos, retardar que perscutemos qualquer verdade".

"O senhor... Mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam. Verdade maior."

Filme: O Livro Secreto. Direção: Vlado Cvetanovski. França/ Macedônia, 2006.

Nenhum comentário: