quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Luxo = tempo livre

Saiu no Blue Bus outro dia. Interessante a visão que os mais afortunados têm de luxo.

Luxo é ter tempo livre para fazer o que quiser, vc concorda?

O que é luxo para você? Pesquisa realizada com 1,800 consumidores ricos de países tao diferentes quanto EUA, China, França, Itália, Alemanha, Japao e Reino Unido, fez uma descoberta surpreendente. Para esse povo, luxo mesmo é ter tempo suficiente para fazer tudo o que der na cabeça e ser capaz de bancar isso. Em outras palavras, poder ficar de papo pro ar, ir naquela exposiçao de arte, botar os filmes em dia, sair com os amigos, brincar com os filhos, viajar e ir ao shopping sem se preocupar em ganhar dinheiro para o sustento. Depois de tempo livre, o que mais proporciona satisfaçao e felicidade a esses endinheirados globais sao, pela ordem, novas experiências de vida, conforto, beleza e, finalmente, ter tudo do bom e do melhor.

Para eles, usar computadores pessoais, navegar na Internet e usar o celular sao atividades corriqueiras, assim como viajar para outros países. Quando o assunto sao compras, os mais ricos do planeta preferem antiguidades, objetos de arte, uma casa para passar férias em alguma bela cidade, jóias sofisticadas, instrumentos musicais e bons vinhos.

Faz sentido, nessa sociedade estressada em que vivemos, que tempo e ócio sejam sinônimos de luxo para tanta gente. E outro ponto interessante é o destaque que experiências, sejam gastronômicas, artísticas, turísticas ou educativas, ganharam nos últimos anos. A ostentaçao de objetos capazes de traduzir poder e exclusividade vem somente depois dessas experiências. Se pesquisa idêntica fosse realizada no Brasil, entretanto, acredito que a aquisiçao de objetos caros estaria no topo das prioridades. Afinal, ricos emergentes, muito comuns em nosso país, têm maior necessidade de alardear sua condiçao privilegiada, do que aqueles que sempre possuíram muito dinheiro no banco ;- )

24/08 Luiz Alberto Marinho

Nenhum comentário: