sábado, 22 de setembro de 2007

Saramago na telona

Saiu na Folha de São Paulo de quinta:

Meirelles promete um "Ensaio sobre a cegueira" feminista

da France Presse, em Montevidéu

O diretor brasileiro Fernando Meirelles disse que sua admiração pela atriz americana Julianne Moore foi o ponto de partida da escolha do elenco de "Ensaio sobre a cegueira" ("Blindness"), que está tendo algumas cenas essa semana rodadas em Montevidéu. Segundo Meirelles, o longa será permeado por uma forte carga psicológica e feminista.

"Sou um grande fã de Julianne e achei que ela seria perfeita para o papel. Ela foi minha primeira escolha e depois comecei a pensar no resto do elenco", contou hoje Meirelles ao jornal "El Observador".

"Blindness" é a adaptação cinematográfica do livro "Ensaio sobre a cegueira", do escritor premiado pelo Nobel de literatura José Saramago. O filme também terá em seu elenco os atores Danny Gloover e Mark Ruffalo, a brasileira Alice Braga, o mexicano Gael García Bernal, os canadenses Sandra Oh e Maury Chakin e os japoneses Yusuke Yseja e Yoshino Kimura.

"Queria contar com pessoas bastante diferentes, então tenho aqui uma combinação muito variada que inclui latinos, orientais e negros", apontou o diretor, que reconheceu a existência de semelhanças entre essa nova produção e o filme "Cidade de Deus", dirigido por ele em 2002, pelas mudanças sociais apresentadas nas duas películas.

"Existe componentes político e sociológico em "Blindness", mas há também importantes componentes psicológicos e filosóficos, e acredito que também é um filme feminista", descreve o diretor.

A respeito da presença de outras grandes estrelas, como Ruffalo e Gloover, Meirelles afirma: "realmente são grandes atores e a cada dia, ao terminar de filmar, eu fico surpreendido".

O brasileiro diz ainda que Ruffalo - que interpreta o papel de um médico - "é muito humilde" enquanto Moore - que faz a esposa do doutor - é "incrível e muito focada".

"Acredito que o filme será comovente graças a eles", adicionou.

Meirelles diz que vai ter "muito medo" de mostrar o filme para José Saramago, porque "ele é muito intimidante e vou ter que ser bastante corajoso ao mostrar o filme", brinca.

As filmagens de "Ensaio sobre a cegueira", com o roteiro do canadense de Don McKellas, continuam na semana que vêm em São Paulo e sua estréia está prevista para o segundo semestre de 2008.

Nenhum comentário: