quinta-feira, 20 de setembro de 2007

hoje e agora

Pedro Juan Gutierrez é daqueles caras que não permitem meio termo: ou você ama o que ele escreve, ou odeia. Cubano, vive em Havana e já fez de tudo um pouco nesta vida: de vendedor de sorvete a cortador de cana, locutor de rádio a instrutor de natação e caiaque. Mas o que ele faz melhor mesmo é viver intensamente, e depois traduzir isso para o papel. É autor de sete livros de ficção, mais outros de poesia e contos. Eu gosto das coisas que ele escreve, mas ele não está no meu TOP 10.

No entanto, é muito bacana quando você está passando por um momento e descobre que alguém já conseguiu descrever isso de uma forma muito mais bela e simples do que você poderia imaginar. Sim, por que as emoções estão aí e são universais. É tudo sentimento, expectativa, (des) ilusão, amor, paixão, carência e tudo mais. Mudam os personagens, mas o processo de sentir, este deve ser bem semelhante a maioria das pessoas, suponho.

Tudo isso para este pequeno trecho, que traduz muito do que estou vivendo hoje:

(...) “Simplesmente viver. Sem pressões. Talvez com algum dia feliz. E reduzir as angústias. Isso é imprescindível: reduzir as angústias. Quem sabe seja só uma questão de mudar de ponto de vista. É preciso estar plenamente presente onde a gente se encontra, e não escapar sempre.”
[Pedro Juan Gutierrez, IN Trilogia Suja de Havana]


É isso que eu busco agora: "estar plenamente presente onde a gente se encontra". Quero viver o HOJE. O momento presente. Aproveitar cada minuto intensamente. Sem criar expectativas sobre o futuro, sem lamentar o passado. Apenas vivendo, e tentando fazê-lo da melhor forma possível: com muito bom humor, trabalho, diversão, amigos queridos e outras coisinhas prazerosas.

Nenhum comentário: