quarta-feira, 7 de maio de 2008

bossa nueva, 50 anos

Eu, você e todo mundo que gosta de bossa nova tem muitos motivos para dar pulinhos de felicidade. Em 2008 se comemora 50 anos do estilo - iniciado por um grupo formado por Carlos Lyra, Miucha, Tom Jobim, Vinícius e tantos outros e liderado pelo mestre João Gilberto, que inovou com seu cantar quase falado, meio baixinho, e seu jeito novo de tocar violão.

Por isso é bom ficar atento às coisinhas bacanas que estão pintando por aí - shows, exposições e especiais na internet, rádio e TV.

Amei esses 2:

Bossa 50 - Rádio Eldorado
Bossa nova, 50 anos - jornal O Estado de S. Paulo

A música Chega de Saudade é considerada a primeira do movimento, lançada por João Gilberto em 1958. Mas não vamos falar nessa palavrinha doída e cruel. Deixa a saudade pra lá. Vamos de Samba da Benção, clássico da bossa nova, com uma versão linda e poética de Stacey Kent, americana que canta bossa nova -estilo genuinamente brasileiro- em francês. Isso que é globalização, o resto é conversa. Aprecie, é muito bom:
http://www.youtube.com/watch?v=eHeR50NQctE

Um comentário:

Juliana Ricci disse...

Eu tenho ouvido na rádio Eldorado. Diliça!! e foi nesse programa que ouvi samba da bênção em francês, e você colocou aqui. Transmimento de pensação!!