segunda-feira, 6 de julho de 2009

sobre os laços libidinais e algo mais...

Queria muito ter pensado e escrito isso aqui, achei sensacional:

(...)
"A rigor, a vida não faz sentido e nossa passagem por aqui não tem nenhuma importância. A rigor, o eu que nos sustenta é uma construção fictícia, depende da memória e também do olhar do outro para se reconhecer como uma unidade estável ao longo do tempo. A rigor, ninguém se importa tanto com nossas eventuais desgraças a ponto de conseguir nos salvar delas. Contra este pano de fundo de nonsense, solidão e desamparo, o psiquismo se constitui em um trabalho permanente de estabelecimento de laços - "destinos pulsionais", como se diz em psicanálise - que sustentam o sujeito perante o outro e diante de si mesmo.

Freudianamente falando, a subjetividade é um canteiro de ilusões. Amamos: a vida, os outros, e sobretudo a nós mesmos. Estamos condenados a amar, pois com esta multiplicidade de laços libidinais tecemos uma rede de sentido para a existência. As diversas modalidades de ilusões amorosas, edipianas ou não, são responsáveis pela confiança imaginária que depositamos no destino, na importância que temos para os outros, no significado de nossos atos corriqueiros. Não precisamos pensar nisso o tempo todo; é preciso estar inconsciente de uma ilusão para que ela nos sustente."
(...)

Maria Rita Kehl, psicanalista
http://www.mariaritakehl.psc.br/

3 comentários:

Anônimo disse...

muito bom! perfeito cah!
gostei,,,,
bjs caninos

Annanda Galvão disse...

e qdo ficamos conscientes da ilusão?
será que caimos de lá?
lá onde?rs
adorei!
bjos!

Luciana Pessanha disse...

Amei o texto, Camilinha!
"o eu que nos sustenta é uma construção fictícia, depende da memória e também do olhar do outro para se reconhecer como uma unidade estável ao longo do tempo."

Ah os espelhos!

Beijos e muito carinho, minha linda! Ótima semana!