domingo, 13 de janeiro de 2008

turning point

Volto das férias mais fortalecida, mais confiante e, acima de tudo, mais consciente de que só euzinha mesmo poderei definir as minhas escolhas e dar um passo a frente. É o tal pensamento positivo que fala o livro "O Segredo". Mas ele sozinho não basta - é preciso agir para que as coisas efetivamente aconteçam. Não gosto de fazer promessas nem criar expectativas desleais para um ano que mal começou, mas algo me diz que 2008 será o momento de concretizar as metas profissionais, de traçar um novo caminho na minha profissão e, por que não, fazer a tão sonhada viagem à Europa, com direito a Espanha, França, Inglaterra e uma passadinha na Itália, assim de leve. Vou batalhar por isso. Agora pra valer.

Para concluir o raciocínio, uma passagem de Vergílio Ferreira que gosto bastante:

"Nós vivemos da nossa vida um fragmento tão breve. Não é da vida geral - é da nossa. É em primeiro lugar a restrita porção do que em cada elemento haveria para viver. Porque em cada um desses elementos há a intensidade com o que poderíamos viver, a profundeza, as ramificações. Nós vivemos à superfície de tudo na parte deslizante, a que é facilidade e fuga. O resto prende-se irremediavelmente ao escuro do esquecimento e distracção. Mas há sobretudo a zona incomensurável dos possíveis que não poderemos viver. Porque em cada instante, a cada opção que fazemos, a cada opção que faz o destino por nós, correspondem as inumeráveis opções que nada para nós poderá fazer. Um golpe de sorte ou de azar, o acaso de um encontro, de um lance, de uma falência ou benefício fazem-nos eliminar toda uma rede de caminhos para se percorrer um só. Em cada momento há inúmeros possíveis, favoráveis ou desfavoráveis, diante de nós. Mas é um só o que se escolheu ou nos calhou.

Assim durante a vida vão-nos ficando para trás mil soluções que se abandonaram e não poderão jamais fazer parte da nossa vida. Regresso à minha infância e entonteço com as milhentas possibilidades que se me puseram de parte. Regresso à juventude, à idade adulta, ao simples dia de ontem e a infinidade de soluções que não adoptei dava para um mundo de vidas. Foi uma só. Nela realizei, num único percurso, aquilo que constituiu o todo de uma vida humana. E todavia, nessa estreiteza de ser está o infinito de mim. Deus é a simplicidade absoluta e tem o máximo de ser. Nós conhecemos em nós esse máximo e é por isso que ao Deus o soubemos inventar."

Vergílio Ferreira, in 'Conta-Corrente 4'

A vida, o destino e o acaso nos oferecem muitas possibilidades, muitas rotas. Mas chega um momento que é preciso escolher. Não adianta voltar atrás ou ficar andando em círculos. Pessoas queridas ficam para trás, caminhos que pareciam interessantes também. É o chamado turning point (momento de decisão). Infelizmente, o turning point não chega para todo mundo. Mas o meu chegou e eu não vou deixá-lo passar.

Nenhum comentário: