sábado, 13 de setembro de 2008

nobres delicadezas

E então, nas visitas constantes e diárias que faço ao gmail, em busca de uma ou outra frase que faça o coração bater mais forte, eis que me deparo com uma mensagem de Claudia Roquette-Pinto, poeta com 5 livros de poesia publicados, além de participações em antologias nacionais e internacionais. Seu livro Corola ganhou o Prêmio Jabuti de Poesia em 2002.

Claudia, numa delicadeza que se vê muito raramente hoje em dia, me conta que viu um poema seu aqui mesmo no BCS e agradece pela citação. Ela comenta: "é sempre bom quando a gente percebe que tocou a sensibilidade de alguém, que a nossa poesia fez diferença. obrigada!" Diz ainda que o poema não estava completo (de fato, postei apenas um trecho) e oferece para enviar a outra parte, caso seja do meu interesse. E conclui: "de qualquer forma, saiba que gostei muito de ler o seu blog."

Como ficar indiferente diante disso, me diz? Algum ser com sangue correndo nas veias e coração batendo apressadamente no peito consegue? Eu amei, e fui logo em busca de mais.

Achei coisas belas como esta aqui:

fósforo

ela segue dormindo. na borda do lençol o que a acalenta não são flores - senão aquelas mínimas rosas, pontas buliçosas de falanges a afiar seus instrumentos. sobre as cinzas do peito vão as pegadas, fósforo expondo ao ar noturno seu poder de ignição. o objetivo: o ermo pavilhão (esquerdo) do ouvido. onde então dispersariam, indo pesar alhures. nas pálpebras lilases, nas pétalas pisadas dos olhos, onde outro grupo de homúnculos labora. com minúcia, com agulhas de prata eles picam a superfície da pele pálida e baça e tão logo abertas às intempéries da luz. a cada golpe da agulha ela sabe, a massa corrente dos sonhos, a água caiada quase a ponto de talho se enruga e ralenta, e onde ali havia superfície fluida, ininterrupta, o que se coagula?

semi-cerrada na madrugada avulsa ela espera que alguma mão (a sua?) trêmula recolha toda a alva matéria e a explique.

[Do livro: Zona de sombra, Cláudia Roquette-Pinto, Editora Sette Letras]

Por tudo isso e um pouco mais que eu amo este blog, que completa um aninho de existência este mês. Conheça mais da moça aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Q história bacana. Q delicadeza dela... próprio de uma pessoa sensível e poeta. Além de uma justa homenagem ao blog...
Parabéns cah!

Pedrita disse...

anotado. beijos, pedrita

Marilac disse...

Camila,
O bom da blogosfera é esse intercambio, essas surpresas que nos aquecem a alma!
Adorei conhecer um pouco do trabalho da Claudia Roquete através do seu blog.
Aproveito para lhe parabenizar pelo aniversario do blog e dizer que ele é muito bonito!!!
Adorei sua lista das coisas belas e simples, são essenciais a nossa vida!


abraços,
Marilac