"Um rapaz fez-me essa pergunta difícil de ser respondida. Pois depende do angustiado. Para alguns incautos, inclusive, é palavra de que se orgulham de pronunciar como se com ela subissem de categoria - o que também é uma forma de angústia. Angústia pode ser não ter esperança na esperança. Ou conformar-se sem se resignar.
Ou não se confessar nem a si próprio, ou não ser o que realmente se é, e nunca se é. Angústia pode ser o desamparo de estar vivo. Pode ser também não ter coragem de ter angústia - e a fuga é outra angústia. Mas angústia faz parte: o que é vivo, por ser vivo, se contrai.
Esse mesmo rapaz perguntou-me: você não acha que há um vazio sinistro em tudo? Há sim. Enquanto se espera que o coração entenda".
Clarice Lispector in A descoberta do mundo
"Não pense que eu ando atrás só de belas coisas simples. Eu quero qualquer coisa, desconexa, contraditória, insegura, não tem importância, desde que seja sua. As definições redondas e grandiloqüentes, as coisas categóricas e acabadas não me satisfazem, porque eu não sou assim", escreveu Maury Gurgel Valente para Clarice Lispector. Este blog traz excertos do cotidiano, poesias, devaneios sobre relacionamentos, cinema, literatura, música... Belas coisas simples, como eu, você e a vida.
3 comentários:
bingo!!!!!
"o que é vivo, por ser vivo, se contrai..."
a definição que me cai como uma luva é "não ter esperança na esperança"
(essa mulher é de uma lucidez que me fascina!)
Oi...sou eu novamente...sabe que doeu ler o texto de Clarice...Angustia...pra mim é saudade de um tempo que não tem mais volta, toda sensação de perda me dá angustia...bjos - Simone
Oi, adorei o teu blog,se puder me visite http://sindromemm.blogspot.com
Postar um comentário