Escrever, trabalhar, amar. Utilize para a sua necessidade mais ardente do momento - e não é que o ensinamento de Rilke serve para todas as áreas da vida?
“Prezadíssimo Senhor
(...) Ninguém o pode aconselhar ou ajudar – ninguém. Não há senão um caminho. Procure entrar em si mesmo. Investigue o motivo que o manda escrever; examine se estende suas raízes pelos recantos mais profundos de sua alma; confesse a si mesmo: morreria se lhe fosse vedado escrever? Escave dentro de si uma resposta profunda. Se for afirmativa, se puder constatar àquela pergunta severa por um forte e simples “sou”, então construa sua vida de acordo com esta necessidade”.
Carta de Rainer Maria Rilke a Kappus em 17/02/1903
"Não pense que eu ando atrás só de belas coisas simples. Eu quero qualquer coisa, desconexa, contraditória, insegura, não tem importância, desde que seja sua. As definições redondas e grandiloqüentes, as coisas categóricas e acabadas não me satisfazem, porque eu não sou assim", escreveu Maury Gurgel Valente para Clarice Lispector. Este blog traz excertos do cotidiano, poesias, devaneios sobre relacionamentos, cinema, literatura, música... Belas coisas simples, como eu, você e a vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá, sou amiga da Annanda, acabei encontrando teu blog, adoreiiiiiiiii!!! posso add ao meu?
beijos
Mavie
é, eu entendo que a verdade é que as perguntas mais sérias e importantes da vida, só nós mesmos podemos responder. os livros, as poesias, as músicas, os placebos, nada mais são do que dicas, referências, apoios. as respostas, de fato, estão dentro de nós.
Postar um comentário